30 abril 2009

Efeito Imediato

(imagem daqui)

Fui, na semana passada, com os meus alunos de Teoria do Drama e do Espectáculo, ver a peça Efeito Imediato, que está em cartaz nas datas que indico no fim do postal.
Em inglês chama-se The Boatswain's Mate e é uma ópera que a compositora Ethel Smyth, Dame Ethel Mary Smyth, escreveu em 1916.
É um espectáculo divertido e foi a primeira vez que ouvi ópera naquele teatro tão lindinho que é o Lethes.
Não sei escrever sobre o estes assuntos como a minha amiga Gi, mas sei que gostei muito do que ouvi: um canto limpo, claro, bem interpretado vocal e teatralmente falando.
A peça é acompanhada ao piano e muito bem cantada por Ana Barros, soprano, a heroína, João Cipriano Martins, tenor, o Boatswain que arranja a tramóia toda e dela sai como vítima, e Nuno Dias, barítono, o companheiro do antigo marinheiro e elemento fundamental no embuste. Mário Spencer, baixo, faz um pequeno papel, mas apesar de ter tido formação em música, a sua carreira é de actor e, por isso, a sua voz destoa das outras, bem trabalhadas, dos colegas. Como o papel é pequenino e já estamos todos tão divertidos, não estraga.

No livrinho que a ACTA distribuiu (e em todo o lado onde se fala desta peça), Nuno Dias é apresentado como baixo. Se bem que essa possa ser a sua voz (a biografia apresentada diz que tem interpretado papéis como o de Sarastro, Leporello), aqui canta com uma excelente voz de barítono. Deve ser um baixo-barítono (já fez um Fígaro ou um Escamillo, exemplos típicos de baixos-barítonos).
A peça é cantada em português, alemão e inglês, não sendo as partes nestas duas línguas impeditivas da compreensão da acção.
Tive pena de ver a sala tão vazia. Estes cantores mereciam os aplausos de uma sala cheia.
Deixo aqui as datas das próximas apresentações. Se estiveram por aqui, não se vão arrepender.


Sexta, dia 01 de Maio - 21:30

OLHÃO - Auditório Municipal

Quinta, dia 04 de Junho - 21:30
FARO - Teatro Lethes

Sexta, dia 05 de Junho - 21:30
FARO - Teatro Lethes

Sábado, dia 06 de Junho - 21:30
FARO - Teatro Lethes

Domingo, dia 07 de Junho - 16:00
FARO - Teatro Lethes

29 abril 2009

Que delícia!

Saboreiem estas receitas, elaboradas por alunos do 9º ano, da Escola Secundária Emídio Navarro, em Almada:

Receituário à portuguesa

Como nascem as línguas? Há umas que sejam mais difíceis que outras, línguas mais caras e línguas mais em conta? Quanto tempo demora a saborear o português ou o castelhano ou o finlandês ou... Há línguas para todos os sabores ou há línguas com sabores especiais? A nossa, certamente, que os tem, pelo menos para nós, esses especiais gostos com que nos identificamos desde o nascimento. Mas voltemos à questão inicial, há ou não receitas para as línguas faladas? Há, há, respondem-nos os alunos do 9.ºA e do 9.ºC. E para o provar aqui ficam dois exemplos de trabalhos efectuados na aula de Língua Portuguesa.

Língua à Portuguesa

Dificuldade: alguma
Tempo: muito
Custo: baixo

Ingredientes:

1 concha de substracto Celta
20 kg de língua de latim vulgar
1 kg de língua de latim literário congelado
1 chávena de superstracto Germânico
1 chávena de superstracto Árabe
1 colher de sopa de palavras provenientes da expansão
1 pitada (q.b.) de estrangeirismos acabados de colher

Modo de preparação:

Revista harmoniosamente o fundo da panela com a porção de substrato Celta e coloque-a no fogão em lume brando. Algumas centenas de anos depois, sobreponha repentinamente o latim vulgar e aumente o lume. Ao longo dos próximos 8 séculos, vá mexendo e trabalhando a língua e após esse intervalo de tempo recheie-a levemente com superstrato Germânico. Passados mais 300 anos acrescente o recheio árabe. Verta, então, o conteúdo da panela para outro recipiente e leve-o a forno médio. O recipiente deverá ser bastante fundo e largo, pois passados 700 anos a língua vai expandir-se. Devido a essa expansão você ver-se-á obrigado a adicionar palavras de outras origens ao seu cozinhado. Retire o recipiente do forno e deixe-o arrefecer um pouco. Descongele então o latim literário e unte a preparação com este ingrediente. A partir desta altura, condimente gradualmente o prato, com uma pitada de estrangeirismos. Coloque novamente o recipiente no fogão em lume médio. No entanto prepare-se, pois esta será a parte mais delicada da preparação. Ao longo desta cozedura você reparará que se formarão na superfície da língua pequenas manchas escuras e já sem gosto, denominados Arcaísmos. Retire-os do cozinhado, pois não fazem falta alguma. Para compensar esta perda, formar-se-ão deliciosos temperos que completarão a sua deliciosa língua (Neologismos). Não obstante, esta receita encontrar-se-á sempre incompleta. Nunca irá desfrutar desta eternamente.

9.ºC

Cataplana de Língua à Portuguesa

Ingredientes: (170 milhões de pessoas).
-800000 postas de substrato Celta, demolhado;
-18 toneladas de latim vulgar;
-70000 ramos de superstrato Germânico;
-17 toneladas de Galaico-Português;
-40000 neologismos a murro;
-Fios de estrangeirismo;
-Superstrato Árabe.

Modo de preparação:

Esfregue o superstrato Germânico com o superstrato Árabe.
Junte o substrato Celta com o Latim vulgar, previamente misturado com o Latim literário.
Regue com as medidas e acrescente com as toneladas de Galaico-Português.
Coloca-se em banho Maria-Manuel, para manter o preparado quente.
Leve ao forno durante 3 séculos, numa temperatura de 150º.
Acompanhe com neologismos a murro.
Se quiser, sirva com fios de estrangeirismo.
E puf !!! Fez-se o Português.....

Tempo de preparação: ???????

Nota: Esta receita está em constante confecção.

9.ºA

27 abril 2009

PT comunicações - à quarta é de vez?

Já me tinham avisado que isto poderia acontecer. Tinham-me dito que, quando contratamos um serviço de internet + telefone fixo, sem ser da PT, que esta atrasa e não cumpre.
É o caso.
Por três vezes tive de ficar em casa à espera que viessem para que a Vodafone pudesse posteriormente fazer a parte dela, mas nada. Até sei que, de uma das vezes (não sei se das três), alegaram ausência da proprietária.
Pode ser que hoje, à quarta, seja de vez...

24 abril 2009

Confraria do Príapo

(Príapo em Zamora. Foto de stavlokratz, daqui.)

Hoje, no Público, disseram-me que na pág.20 do Local (Lisboa) vem uma notícia sobre a criação da Confraria do Príapo, na qual sou referida. Não vi ainda o jornal, mas estou à espera de o arranjar para pôr aqui a nota.
A notícia foi escrita por Carlos Cipriano, que também fez uma peça para a Gazeta das Caldas para a qual me pediu uma pequena informação sobre Príapo. Escrevi assim (tenho a notícia em pdf, mas não sei pôr aqui no blogue):

Jove é senhor do raio, Neptuno do tridente;

Marte é dono da espada, a lança é tua, Minerva;

Líber trava combate com tirso e tiras de erva;

a mão de Apolo setas envia bravamente;

de Hércules a direita segura o cruel bastão,

e a mim me faz terrível a piça com tesão.

Estes versos, traduzidos do Corpus Priapeorum pelo Professor Carlos Mora, da Universidade de Aveiro, descrevem as características de muitos deuses conhecidos, como Júpiter, Neptuno ou Marte, pondo, no final, na boca do próprio Príapo as palavras que melhor o descrevem.

Dono de um pénis em erecção descomunal, Príapo é normalmente apresentado como filho de Afrodite, deusa do amor, e de Dioniso, deus do vinho.

Vergílio (70-19 a.C.), nas suas Geórgicas (IV, 111), invoca-o como deus protector das plantas. De facto, os jardins e as hortas eram o seu local de eleição e de culto por parte dos lavradores. Talvez por isso a palavra hortus em latim tenha também o sentido de ânus, quando num contexto sexual.

Príapo, a personificação do phallus (falo), tem também uma função apotropaica, isto é, a de afastar o mau olhado, principalmente dos invejosos que poderiam prejudicar as colheitas. Os romanos usavam o falo como amuleto, algumas vezes representado como um pénis alado, do qual pendiam sininhos que tilintavam com a aragem, de forma a afastar os maus espíritos, produzindo o efeito semelhante aos ainda hoje conhecidos «espanta-espíritos».

Tal como o dedo em figa que balança nos espelhos dos carros, ou o manguito que o Zé Povinho nos faz, ou um «das Caldas», o falo estava representado tanto em casa como nos espaços públicos.

A figura do velho com um pénis desmesurado e em erecção pode ter surgido para dar forma a um culto que inicialmente se centrava em apenas uma parte do corpo.

A medicina apropriou-se desta característica física da personagem (apresentada no mito como deformidade vergonhosa, tendo o deus sido escondido para não embaraçar os pais) para descrever uma doença em que o falo erecto não volta ao estado normal, podendo provocar impotência sexual.


23 abril 2009

Susan Boyle

Já não me lembro como se publicam filmes do YouTube no blogue...
Mas não faz mal: sigam o link e terão uma surpresa, como eu tive (e muitos outros tiveram).
Que espanto! Aquela voz não parece sair daquele corpo!
Vi Les Miserables em Londres, há muitos anos, mas não era a Elaine Paige que cantava. Pena tenho que não tivesse sido já a Susan Boyle!
(Agradeço ao BlogOperatório a descoberta)

Depois de escrever este post, fui ouvir mais umas duas ou três vezes o vídeo.
Será que esta mulher não tem noção da voz que tem?
Em 1999 já tinha gravado cry me a river num CD de caridade...

Depois de escrever estas 3 linhas e de a ouvir mais uma vez a cantar, fui ler na wikipedia o que se dizia sobre ela.
A «Susan Simple» é, de facto, uma pessoa espectacular.
Se conseguiu resistir 47 anos a um tratamento de quase desprezo, tenho esperança de que não mude a sua simplicidade devido à fama.
Haverá oportunistas a rondá-la, é claro, mas pode ser que seja precisamente a sua simplicidade que a venha a proteger.
Assim queiram os deuses e as musas!

22 abril 2009

O Pai e a Joana


A menina fofinha, no meio dos primos, chama-se Joana e faz hoje 26 anos. Quando ela nasceu o meu pai (seu avô) fazia 70.

22 de Abril.
O meu pai sempre me disse que nascera no dia da descoberta do Brasil. Talvez por isso eu goste especialmente desta fotografia, tirada na Madeira, em 1995, com o Atlântico como fundo. Tinha 82 anos.

Esta fotografia é de Novembro de 2004, quando fiz a apresentação do meu segundo livro do Hércules no Bombarral. Lá está ele sentado na casa de costura, à janela. Tinha 91 anos e iria ficar connosco só até 11 de Janeiro seguinte.

Aqui era um jovem. Aliás, sempre pareceu jovem e muito mais jovem do que 1913 permitia pensar. Não tinha rugas e os dentes eram todos dele (não dos comprados, mas produto original).
Católico que vivia a Igreja, vicentino e outras coisas mais, um dia soube que foi galã em peças de teatro amador.
Contava-me muitas histórias e era mais divertido do que queria parecer.

21 abril 2009

Menores de 35


Quando eu era oficialmente jovem, esse estado acabava aos 26 anos. Era com essa idade que se deixava de poder fazer o InterRail, que se deixava de poder usufruir do crédito jovem à habitação, que se deixava de poder gozar as vantagens do cartão jovem, etc.
Apesar de ainda haver jovens que pensam (até conheço alguns!), criou-se um prémio para tal actividade e eu recebi-0!

Puro engano do Nuno Faritas Lobo! Pensar, penso, mas já não sou legalmente jovem!

Portanto, sem-se-ver, Gi, José Bandeira, Miguel, Méon, António, Teresa, José Ricardo, Tomás, Mirian, lamento denunciar-vos ... gostava de vos dar este prémio, pois sei que são jovens e que pensam, mas já ultrapassaram a barreira dos 35...

20 abril 2009

O Punicozinho

(clique na imagem para aumentar)

Em Agosto passado referi aqui, a propósito das Bacas, a tradução do Poenulus de Plauto, por José Luís Brandão, professor de clássicas na Universidade de Coimbra.
Pois bem, já vi que a minha sugestão para que escolhesse O Punicozinho como tradução do título não foi aceite...
Mas como não sou de rancores, podem ver O Fulaninho de Cartago (pronto... admito... é melhor solução do que Punicozinho....) no Festival Internacional de Teatro de Tema Clássico em diversos palcos e em diversas datas. O programa e as sinopses estão em blogue próprio.

19 abril 2009

ΚΑΛΟ ΠΑΣΧΑ

(imagem daqui)

Aos meus amigos gregos (que, por sorte, quase todos sabem português), votos de uma Καλό Πάσχα. Por cá os ovos não são vermelhos (κόκκινα αυγά) nem se come tsoureki, mas sempre vamos tendo uns folares com um ovo cozido, castanhinho, ou sem ele, como se faz aqui em Olhão. A Páscoa ocidental já foi há uma semana e nesse dia o meu menu foi muito pouco tradicional. Ora espreitem:


16 abril 2009

Uma Noite com o Fogo

O António Manuel Venda, cujo livro apresentei na Biblioteca Municipal de Loulé, faz hoje uma semana, foi muito gentil no comentário que fez à sessão. Vamos ver se organizo as notas em forma de texto e consigo mandar-lhe, de forma a que fique memória de algo parecido com que ali foi dito.
O livro é pequenino e aconselho vivamente a sua leitura.
Uma Noite com o Fogo é livro e tem blogue.
Quem perdeu a apresentação de Loulé, pode ir ouvi-lo no Pátio de Letras, no dia 24 de Abril, às 21.30. Não, a apresentação não é minha, é de José C. Vilhena Mesquita. Não vou perder.

15 abril 2009

Dores d'alma...

Ariadne
de Giorgio de Chirico

«A imagem tem o nome de Ariadne pois está uma mulher deitada sobre uma pedra e era assim que Adriadne costumava estar»

O que me vale é que, apesar de tudo, as respostas dos alunos que resultam em postais neste blogue são poucas, o que me descansa um pouco em relação ao meu (in)sucesso como professora.

14 abril 2009

«Tacones lejanos»

(foto desfocada devido à alta perigosidade da situação da fotógrafa, que não queria ser denunciada)

Fui hoje disfarçada de cliente da EDP à Loja do Cidadão de Faro. Para ser mais credível, fiz um contrato e tudo. Entretanto, com a minha máquina fotográfica oculta na mala ,tirei uma fotografia a uns sapatos brancos. De salto alto. Com aquela cor de calçado, suponho que a lingerie fosse condizente, e não preta, ou outra cor escura.

Senti aromas no ar, de perfumes intensos. Quase todas as meninas estavam com lencinhos ao pescoço, decorosas.
No entanto, uma que estava a cumprir as regras todas, era bem desinibida, com uma t-shirt rosa a pedir que lhe telefonasse. «Liga-me», pedia-me descaradamente, em letras gordas sobre o espaço que deveria ser usado para um decote. Claro que não o fiz, mas vim logo para aqui escrever este post.

Ontem, em Faro, no passeio de uma avenida...

... vi dois palhaços. Não resisti, e enquanto esperava que o sinal abrisse, tirei uma fotografia.

13 abril 2009

Que planta é esta?

(pormenor)

(raízes)
(vista de cima)

Há um mês e meio fui convidada a ir à EBI 2-3 Prof. Doutor Aníbal Cavaco Silva, em Boliqueime, pela Drª Carla Lopes, para falar dos meus Hércules e da cultura clássica, na semana da leitura. No final, recebi um belíssimo ramo de rosas e orquídeas envoltos em diversas ramagens. Uma delas era esta, que na altura (no dia 2 de Março) não passava de um tronco. Como o achei muito bonito e, numa semana, nasceram umas raízes vermelhas na jarra onde coloquei o ramo, resolvi mantê-lo dentro de água.

Acontece que não percebo absolutamente nada de flores e não sei o que fazer agora.
Planto na terra?
Mantenho na água?
Que planta é esta?
Sei que a Gi (uma boa razão para vires cá a casa, para além do Saylor), o Paulo e o JB (regressado da pérfida Albion) percebem de flores.
Será que eles (ou alguém mais) me podem ajudar?
Fico-vos muito agradecida. E a plantinha também.

12 abril 2009

Bicentenário das Invasões Francesas

O meu amigo do Ao Rodar do Tempo está empenhado na divulgação de actividades no nosso Oeste. Deixo aqui o link para o blogue onde tem escrito sobre as Invasões Francesas na zona.

11 abril 2009

10 abril 2009

Ícaro

(imagem daqui)

Efectivamente, ele representava o castigo da vaidade de Ícaro transposta dos mitos antiquíssimos para as realidades do nosso tempo, sim, representava a expiação da vertigem de luxos, prazeres e devassidões em que vivia uma certa sociedade.

José Cardoso Pires, Alexandra Alpha, p.11 da 3ª edição (Publicações Dom Quixote) de 1992.

(Por motivos de ordem técnica, este blogue tem sido pouco actualizado. Vamos lá ver se melhora.)