19 março 2016

Vai chamar pai a outro!

  Porque hoje é o dia do pai, relembro um passo do diálogo de Platão, Eutidemo (traduzido por mim e publicado na INCM, em 1999), em que os sofistas Eutidemo e Dionisodoro «provam» que Sócrates não teve pai...

e    «-Respondo então que Iolau era sobrinho de Héracles e, pelo que me parece, não era nada a mim, pois o meu irmão Pátrocles não era pai dele, mas sim Íficles, um nome parecido, que era o irmão de Héracles.»  
          «-E Pátrocles é teu irmão?»    
         «-Claro.» - disse eu - «Nascido da mesma mãe, mas não do mesmo pai.»     
         «-Então é teu irmão e não é teu irmão.»     
     «-Não nasceu do mesmo pai, meu caro,» - esclareci - «pois o dele era Queredemo e o meu Sofronisco.»    
        «-E Sofronisco era pai e Queredemo também?» - perguntou.      
        «-Sem dúvida» - respondi. - «Um era meu, outro era dele.»
298a  «-Portanto, Queredemo era diferente de pai?» - continuou.      
         «-Do meu, sim.»      
        «-Mas então sendo pai era diferente de pai? Ou tu és o mesmo que esta pedra?»    
        «- Eu? Receio que aos teus olhos pareça o mesmo, mas no entanto não é essa a minha opinião.»
        «-És então diferente desta pedra?»     
       «- Naturalmente que sou.»     
       «- Por conseguinte, sendo diferente de uma pedra, não és pedra? E sendo diferente de ouro não és ouro?»     
      «-É isso mesmo.»    
      «-Então também Queredemo sendo diferente de pai, não é pai.»     
      «-Parece não ser pai» - disse eu.
b   «- Pois, sem dúvida,» - disse Eutidemo, tomando a palavra - «se Queredemo é pai, Sofronisco, pelo contrário, sendo diferente de pai, não é pai. De modo que tu, Sócrates, não tiveste pai.»

                                          
(Foto da senhora Sócrates com o seu digníssimo marido, o tal filho de Sofronisco, no British Museum)

Sem comentários: