31 março 2009

Que fazer na quinta-feira?

Se estiver em Lisboa no dia 2, vá à Buchholz do Chiado, pelas 18.30, e oiça o Nuno Simões Rodrigues apresentar o livro da Ana Lúcia Curado.
A Ana Lúcia Curado é uma distinta colega da Universidade do Minho que publicou um exaustivo trabalho (tem mais de 500 páginas) sobre a mulher em Atenas nos séculos V e IV a.C., intitulado-o singelamente Mulheres em Atenas, na Sá da Costa. Lamentavelmente ainda não o tenho, mas depois de o ler aqui falarei mais sobre ele.
Um dos aspectos que me parece mais interessante é o facto da reconstrução da imagem da mulher ter sido conseguida pelo discurso forense, tendo a autora baseado o seu estudo em mais de 100 textos de oradores áticos (li isto no Correio do Minho, de 22 de Março).
O livro vai ser presentado pelo Nuno Simões Rodrigues, também meu colega no Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, professor na Universidad de Lisboa, que também escreve bastante sobe o tema da mulher na antiguidade.

Se estiver mais cá por baixo, por estes reinos dos Algarves, vá até Loulé, à Biblioteca Municipal, às 21.30, nesse mesmo dia 2, para participar na apresentação que vou fazer do último livro do António Manuel Venda (de quem sou fã confessa desde 1996), Uma Noite com o Fogo (que até tem blogue e tudo).
Não tem o livro? Passe pelo Pátio de Letras antes de ir para Loulé.

4 comentários:

Cartas a Si disse...

Confesso, desconhecia de todo este autor, o que é uma grande falha minha, visto se tratar de um conterrâneo.

Li o conto que tem transcrito no seu blogue e fiquei com imensa vontade de ler mais textos deste autor.

Se conseguir, terei muito gosto em estar presente na apresentação do livro, em Loulé.

Um abraço

adsensum disse...

Xantipa,
Estive esta tarde na apresentação de Uma Noite com o Fogo do António Manuel Venda que, tal como a Xantipa, tanto admiro.
Quem não foi e também não puder estar em Loulé, tem ainda outra alternativa:
sexta-feira, 24 Abril, 21h30, precisamente na Livraria Pátio das Letras, em Faro (apresentação de José Vilhena Mesquita).
;)

nandokas disse...

Olá,
Ontem publiquei o post relativo ao destapar a cereca às minhas mentiras do desafio.
Embora não tenhas arriscado palpites, passa por lá quando quiseres [são apenas duas linhas... eheheh]
Beijinhos

Nuno Faritas Lobo disse...

Boa noite! Deixei um prémio para si na Tasca Real.

http://tascareal.blogspot.com/2009/04/melhor-que-taca-da-liga.html

Nuno Faritas Lobo