As Edições 70 mandaram-me um mail a relembrar que hoje é o Dia Mundial do Teatro, destacando algumas obras sobre o assunto publicadas por elas, tanto livros sobre o teatro, como
e
bem como peças de teatro, exemplificando o género com uma tragédia grega
uma comédia grega
e uma tragédia latina:
Elas não disseram, mas eu faço-lhes a publicidade de graça, deixando aqui a referência a um autor latino de comédias, Plauto, cujo Anfitrião foi tão glosado no teatro português. Veja-se, por exemplo, Camões e o seu Auto dos Anfitriões, António José da Silva (conhecido como O Judeu) e Anfitrião ou Júpiter e Alcmena ou o Anfitrião Outra Vez de Augusto Abelaira.
4 comentários:
:) por isso a minha mais que tudo decorou intensamente (!) os textos de Teófilo Braga .. numa peça engraçada ainda que "politicamente incorrecta" nos dias que correm ;)
Bom fim-de-semana *
Das poucas coisas que li sobre teatro não posso deixar de referir a magnífica comédia de Aristófanes " As Mulheres que Celebram as Tesmofórias". Agradeço à Xantipa esta sugestão de leitura.
A Edições 70 é o que nos vale, a nós, classicistas portugueses.
Cumprimentos
Olá Xantipa
O teatro anda bastante esquecido dos nossos editores, embora haja anda algumas editoras que continuem a apostar na edição, como é o caso das edições 70.
Beijinhos
Paula e Rui Lima
Enviar um comentário