16 janeiro 2010

Público - O que ainda podemos aprendercom as vitórias e derrotas dos romanos

Público - O que ainda podemos aprender com as vitórias e derrotas dos romanos

A grande amante de César deve ter coisas a dizer sobre isto!

3 comentários:

Gi disse...

Obrigada pelo link, minha querida.

O artigo está muito bom, o que se deve a o jornalista ter praticamente apenas citado Goldsworthy, que é um bom historiador e tem uma excelente biografia de César (eu leio praticamente todas, boas e más).

Mesmo assim encontrei alguns disparates:

#1: praticamente não pôs os pés num campo de batalha antes dos 40 anos não é de todo verdade. Como lhe competia fez serviço militar (no Oriente) pelos vinte e tal anos, tendo mesmo sido condecorado;
#2, faz uma carreira como causídico (...) ao ponto de poder enfrentar, e bater, Cícero. Nunca, que eu saiba, enfrentou Cícero nos tribunais. Pode dizer-se que o enfrentou no Senado quando discordou dele sobre o castigo a dar aos amigos de Catilina (Cícero queria a pena de morte, César era contra) e quase o bateu - mas Cícero acabou por ganhar.

#3: não sem ter chegado a ser sacerdote de um dos muitos cultos da Roma antiga: César chegou a sumo pontífice, isto é, o grau máximo na hierarquia da religião oficial romana.

Era isto que esperavas? :-)

Gi disse...

Enredei-me na biografia e perdi-me do objectivo inicial que era saber se temos alguma coisa a aprender com as vitórias e derrotas dos Romanos. O que é engraçado é que aconteceu o mesmo ao jornalista ;-)

Xantipa disse...

:)
Era mesmo isso que esperava de ti!
:)
Obrigada!
Beijinhos!