02 fevereiro 2009

Tio de Sócrates?

(Sócrates. O meu, claro. Imagem daqui)

Além de problemas com a fonética, tenho uma grande dificuldade em me habituar ao facto do primeiro-ministro se chamar Sócrates. Para mim ele é José Sócrates.
Sócrates, assim, sem mais nada, é o meu velho companheiro filósofo.
Dele sei que é filho de Sofronisco e Fenarete, a minha sogra parteira, e nós temos 3 filhos: Lâmprocles, Sofronisco e Menexeno.
Com tios e primos a aparecerem (e sobrinhos! Eu sei lá se Pátrocles, o seu meio-irmão - o que é filho de Queredemo - tem filhos!) ainda me vou meter em sarilhos. Valha-m' Héracles!
Qualquer dia ainda vão dizer que o método socrático não se baseia no diálogo e que falar do demónio de Sócrates é um insulto ao governo.
Estou feita!

10 comentários:

Gi disse...

Bem, o PM chama-se José Sócrates Pinto de Sousa. Por isso, de facto, José Sousa, não é?
Sócrates deve ter sido um sonho do pai dele... ou do padrinho...

Xantipa disse...

Pois é, Gi, no início ainda o chamava assim, mas agora não há quem o identifique dessa forma. O que não deixa de ser estranho, pois o Durão Barroso não é o José Manuel, nem o Santana Lopes é o Pedro Miguel. Nem as mulheres, a quem normalmente não se trata só pelo apelido, deixam que as tratem com a intimidade de «Ó arquitecta Maria Helena!» (para a Roseta) ou «Ó senhora engenheira (e também primeiro-ministro) Maria de Lurdes!» (para a Pintasilgo).
Pois.

Teresap disse...

Acho bem que ponhas os pontos nos iii's, mas que te dês ao trabalho de escrever os nomes dos vossos filhos...Lâmprocles, Sofronisco e Menexeno... é um exercício que poderias evitar!

José Ricardo Costa disse...

É tão ridículo um português chamar-se Sócrates como um grego chamar-se Lopes da Silva. Imaginemos que Demócrito se chamava Antunes e Epicuro se chamava Ferreira. Alguém os levava a sério? Alguém levaria a sério um sistema filosófico chamado "ferreirista"?. Do mesmo modo, ninguém pode levar a sério um político português chamado Sócrates. Eu já deixei de levar há muito tempo.

JR

ana v. disse...

Estou como a Gi: isso foi magalomania de algum padrinho...

Anónimo disse...

Pelos vistos o meu comentário de há dois dias não entrou. Vou tentar reproduzi-lo:
O que este Sócrates nunca fará é dizer, para a sua corte de caniches amestrados, o que o verdadeiro disse um dia aos seus discípulos, quando passeava nas ruas de Atenas: " Olhai só o que os atenienses precisam para viver!"
O nosso precisa mesmo dos fatos Armani, para tentar subir no ranking dos bem trajados.

ana v. disse...

Megalomania, claro. (só agora dei pela gralha).

Fragalis disse...

Cliquei pensando tratar-se de um blogue de política e encontrei este blogue delicioso e repleto de ironia (socrática), numa altura em que abundam os Górgias disfarçados de Sócrates mas que não conseguem esconder a falta de humildade.
Parabéns.

Capitão Gancho disse...

Qualquer pessoa pode chamar-se qualquer coisa...

Não é o nome que faz a pessoa, mas a pessoa que faz o nome...

Que grande complexo é esse, a propósito de Sócrates?

Quando diz, seu velho companheiro Sócrates, deduzo que dormiu com ele?
Já pensou que ele (Sócrates filosófo)poderia não gostar de ter dormido consigo e dessa intimidade?

Que pretensão toca estes simples mortais que querem ascender ao reino dos ilustres!

Xantipa disse...

A Xantipa haveria de ter achado piada ao seu comentário, capitão.
:)