27 março 2009

... do Teatro

As Edições 70 mandaram-me um mail a relembrar que hoje é o Dia Mundial do Teatro, destacando algumas obras sobre o assunto publicadas por elas, tanto livros sobre o teatro, como


e


bem como peças de teatro, exemplificando o género com uma tragédia grega

As Bacantes, de Eurípides (de que já aqui falei)

uma comédia grega

As Rãs, de Aristófanes

e uma tragédia latina:
Fedra, de Séneca.

Elas não disseram, mas eu faço-lhes a publicidade de graça, deixando aqui a referência a um autor latino de comédias, Plauto, cujo Anfitrião foi tão glosado no teatro português. Veja-se, por exemplo, Camões e o seu Auto dos Anfitriões, António José da Silva (conhecido como O Judeu) e Anfitrião ou Júpiter e Alcmena ou o Anfitrião Outra Vez de Augusto Abelaira.

4 comentários:

CPrice disse...

:) por isso a minha mais que tudo decorou intensamente (!) os textos de Teófilo Braga .. numa peça engraçada ainda que "politicamente incorrecta" nos dias que correm ;)

Bom fim-de-semana *

Anónimo disse...

Das poucas coisas que li sobre teatro não posso deixar de referir a magnífica comédia de Aristófanes " As Mulheres que Celebram as Tesmofórias". Agradeço à Xantipa esta sugestão de leitura.

Edgar V. Novo disse...

A Edições 70 é o que nos vale, a nós, classicistas portugueses.

Cumprimentos

spring disse...

Olá Xantipa
O teatro anda bastante esquecido dos nossos editores, embora haja anda algumas editoras que continuem a apostar na edição, como é o caso das edições 70.
Beijinhos
Paula e Rui Lima