17 setembro 2009

Democracia, há 2500 anos

Isonomia - igualdade de direitos
Isegoria - igualdade de falar, de dizer a sua opinião - liberdade de expressão.
Isocracia - igualdade no poder

«Os Atenienses gabavam-se de possuir isonomia, isegoria, isocracia - igualdade de que apenas os cidadãos eram detentores.»

Apesar de apenas entre 10% e 15% serem considerados cidadãos atenienses, as três categorias legais da sociedade (cidadãos, metecos e escravos) «não correspondiam a classes sociais nem eram estanques; os elementos podiam passar de uma a outra».
E em relação à democracia, como reagiam? Uniam-se, para a defender, como se pode ver em 404/403, quando lutaram ao lado dos democratas, para tentar impedir a vitória daquele que ficou conhecido como o Governo dos Trinta Tiranos.

(As aspas são citações de José Ribeiro Ferreira, do seu livro Democracia na Grécia Antiga, editado em Coimbra pela Livraria Minerva, decorria o ano de 1990).

1 comentário:

Gi disse...

Ah, mas como diz Mary Beard no seu blog: it' s easy to have a democracy when your citizen body is the size of an average student union ;-)

Confesso que acho interessante o sistema romano, em que os votos acabavam por não ser todos iguais. Faz-me lembrar o Sporting, em cuja assembleia os sócios mais antigos têm mais peso que os mais recentes.