27 maio 2009

Uma virgem concebeu de um deus

Este mitologema*, comum a várias culturas (veja-se o exemplo de Reia Sílvia, virgem vestal, que engravida do deus Marte e dá à luz os gémeos Rómulo e Remo, que vêm a ser os fundadores da cidade de Roma), parece que também servia de desculpa para alguns deslizes.

Na tragédia Íon, de Eurípides, quando o jovem que dá o nome à peça sabe que é filho do deus Apolo, de quem fora sacerdote toda a vida, e da princesa (agora rainha) Creúsa, ousa duvidar do seu nascimento divino:

Olha, mãe, não terás caído devido às fraquezas que acontecem às jovens num amor secreto, atribuindo depois ao deus a culpa - e procurando fugir à vergonha do meu nascimento, afirmas que me deste à luz para Febo, quando não foi de um deus que concebeste?

Trad. de Frederico Lourenço para as Edições Colibri, Lisboa, 1994.

*Kerényi explica (e explana entre as pp.3 e 5 do livro indicado abaixo) que os mitologemas são o material mítico de que são feitos os mitos, isto é, a que os mitos dão forma; são «an immemorial and traditional body of material contained in tales about gods amd god-like beings, heroic battles and journeys to the Underworld (...) - tales already known but not unamenable to further reshaping.»


Jung & C. Kerényi, The Science of Mythology, Routledge.

3 comentários:

Gi disse...

Ou seja, uma espécie de conhecimento colectivo Jungiano que os poetas destilam, embelezam e fixam?

Gi disse...

Outra coisa: se te apetecer, deixei-te uma corrente no meu blog.
Bj.

sem-se-ver disse...

adriana querida, finalmente aceitei o prémio que me entregaste dia... 21 de abril!!!!

desc a demora :))

bjinhos