01 setembro 2009

«a ver se adiantamos alguma coisa»

(tirei a imagem daqui)

Simbolicamente, recomeço a escrever no blogue no primeiro dia de Setembro. Os professores contam os anos de um modo diferente (de Setembro a Agosto) e esta é uma data sempre importante.
Tenho andado a preparar o ano lectivo que está a começar, à roda com objectivos e competências, descritivos de unidades curriculares e preocupada em como organizar as aulas de tutoria. A adaptação ao modelo de Bolonha, para fazer sentido, tem de dar, efectivamente, mais autonomia aos alunos, mas as tutorias terão de ser algo mais do que outra aula normal ou, o que é pior, uma aula inexistente.
No início de cada ano lectivo faço votos para ter alunos que gostem de aprender e que, como diz o Sócrates de Platão (n' A República 346a), não respondam contra a sua opinião real, «a ver se adiantamos alguma coisa».

6 comentários:

Rui Diniz Monteiro disse...

Não posso estar mais de acordo!
Não o conflito, mas o argumento. Não o vencer, muitas vezes nem sequer o convencer.
Eu defendo o diálogo franco para se chegar a uma conclusão que seja melhor e mais rica do que a ideia de onde se partiu.
Este devia ser o objectivo de todos os que sabem que é vital nunca deixar de estar sempre a aprender...

Gi disse...

Felicidades para o novo ano. Bj.

Maria Josefa Paias disse...

É bom tê-la de volta aqui. Um bom ano escolar, com alunos com vontade de aprender.
Cumprimentos.

Teresap disse...

Os meus anos de ensino também me incutiram O ritmo de começar o ano neste mês e que nunca mais perdi.
Faço o desejo que alunos e professores gostem de aprender e de ensinar. E que o espírito de curiosidade domine as tuas aulas.

A OUTRA disse...

Pois é Xantipa, muitas vezes as férias ficam logo estragadas, ou por outra, nem dão para descansar, mas há quem julgue que é uma vida Santa a vossa.
Bj
Maria

Anónimo disse...

Bom regresso ao mundo real. Um bom ano lectivo.