21 março 2007

VER SACRUM

Evelyn De Morgan (1855-1919) - Flora, the Godess of Blossoms and Flowers (1880) De Morgan Foundation Collection
Neste início de Primavera, trago algumas histórias.
A Flora era uma força da natureza, venerada na península itálica e festejada no mês de Abril.
Ovídio terá inventado um mito em que o vento Zéfiro se teria apaixonado por ela e a teria raptado. Ao casarem, ele ofereceu-lhe o reino de todas flores.
Flora, por sua vez, dava aos homens o mel e as sementes das plantas.
Também Ovídio está na origem da versão do mito em que teria sido Flora a dar a Juno a semente com que esta se fecundou para dar à luz, sozinha, o deus Marte (de onde vem o nome deste mês de Março).

Marte também era uma antiga divindade itálica, posteriormente associada ao deus grego Ares. Mas é na sua ligação a este vetusto culto que ele personifica o novo ano (sendo Março o primeiro mês do calendário, já faz sentido que Setembro seja o sétimo mês e daí por diante, até Dezembro, o décimo...), celebrando-se em Março, na cidade de Roma, uma festa na qual um velho era fustigado com varas brancas e expulso da cidade, simbolizando o ano velho que devia partir para dar lugar ao novo.
Além de deus da guerra, é também o deus da Primavera (época em que recomeçavam as guerras interrompidas pelo Inverno) e da juventude (por a guerra ser actividade dos jovens).
E chamava-se Ver Sacrum (Primavera Sagrada) ao momento em que um grupo específico de jovens sabinos (que tinham sido consagrados a Marte) devia emigrar para encontrar novas colónias para povoar, guiados por um animal sagrado do deus, como seja o lobo.

(Imagem: Marte, de Diego Velasquez)

Fonte principal: Pierre Grimal, Dicionário de Mitologia Grega e Romana (1992), Lisboa, Difel.

2 comentários:

Anónimo disse...

A "serração da velha" que se faz nesta altura, será um resquício da festa do ano novo de que falas.

Xantipa disse...

Eu sabia que ias encontrar paralelos! E o mito tem mais contornos giros a que acharias graça. Depois conto-te!
:)
Beijinhos! Até... domingo! ;)