31 dezembro 2007

Último postal do ano - a qualidade da alma

Hoje é o dia (a noite, aliás) de fazermos uns desejos ao comer doze passas ao som das badaladas da meia-noite. Eu cá alinho em tudo: como passas, faço desejos, visto não-sei-o-quê azul, dobro uma perna, levanto um cotovelo, dou três pancadinhas na ponta do nariz do vizinho do lado, enfim, todas as maluqueiras que quiserem.
O importante é estar bem com quem se está. E se passasse sozinha também ia estar bem!
Fui passar um pouco da tarde com o meu Séneca e aqui vai mais um bocadinho de uma carta e os meus votos de um excelente 2008 para todos!

Deixemos de desejar aquilo que já algum dia quisemos. Eu, por minha parte, faço o possível por não ter em velho os desejos que tinha em garoto. Os meus dias e as minhas noites, os meus esforços e pensamentos têm como objectivo pôr termo aos meus antigos defeitos. Procedo de modo a que cada dia seja o equivalente de uma vida inteira; mas, Hércules me valha!, não me apresso a gozá-lo como se fosse o último, apenas o encaro como se pudesse ser de facto o meu último dia! (...) Estou preparado para partir, e assim gozo tanto mais a vida quanto menos me preocupa saber quanto tempo o futuro ainda me reserva.
(...)
Para que a vida seja suficiente, o que conta não são os anos nem os dias, mas a qualidade da alma.

Séneca, Cartas a Lucílio, 61 (sempre a mesma edição).

5 comentários:

Teresap disse...

Não tenho a bagagem pronta para a viagem,como Séneca, nem nunca terei!Mas vou fazendo por isso... vivendo, aprendendo e gozando os meus dias com os amigos.Desejo que em 2008 a distância entre Faro e Caldas diminua consideravelmente.

Anónimo disse...

Xantipa, quando gozas de boa sorte tens uma virtude, e nada mais; assim passas mais ligeira a ponte. É uma distinção ter muitas virtudes, mas é sorte bem dura; e não são poucos os que se têm ido matar ao deserto por estarem fartos de ser combatente e campo de batalha de virtudes...
Feliz 2008

O Réprobo disse...

Estoico mais estoico não há.
Beijinho, Querida Xantipa, Belo 2008!

Rafeiro Perfumado disse...

Essa do fazder tudo, um dia se vais parar a uma passagem de ano mais liberal, não sei não...

Beijoca, e feliz ano!

sinédoque disse...

Excelente 2008, Xantipa!

Um grande abraço