Questões de Moral é o programa mais divertido da Antena 2. Há muitos anos que o oiço e tenho de confessar que até me emocionei quando um dia vi, finalmente, o Joel Costa. Foi na televisão, não ao vivo, mas deu para experimentar aquela sensação especial de ver o rosto de uma voz que nos é tão familiar.
Joel Costa pensa sobre muitos assuntos. Por vezes não concordamos, mas em questões de moral duvido que possa haver sempre consenso. Discuto com ele e, como bom ouvinte que é, deixa-me sempre ficar com a última palavra.
A voz de Joel Costa é... molhada. Enquanto ouvia o último programa, fui tentando encontrar formas de descrever aquela voz: é molhada e irónica. Diverte-me muito.
E como gosto do que me diverte, segunda-feira às 13h, às 23h ou na internet, procuro não deixar de o ouvir.
No ano passado descobri o seu último livro, O Assassino de Salazar. Li-o de uma assentada, mas toda a narração tinha aquela voz, aquela inflexão irónica, aquele baixar de tom em algumas palavras que ele costuma fazer, que até parecia que tinha o autor a ler só para mim. Misteriosamente, li o livro com a voz de Joel Costa.
9 comentários:
Também me acontece o mesmo quando leio alguma coisa das pessoas de quem estou habituada a ouvir a voz. Por exemplo, quando leio o seu blogue, lembro-me perfeitamente da sua voz, mas principalmente do seu sorriso e da sua gargalhada. A Adriana tem um sorriso encantador.
Quanto aos programas da Antena 2, também me dão muito prazer ouvir. São um pequeno "oásis no meio do deserto".
Um abraço
Já estive com esse livro na mão para comprar e desisti, nem me lembro porquê...
mas uma vez que já leu, o que achou? pelo que percebi, gostou, mas qual a sua opinião?
um beijinho,
Ana Paula
Também gosto muito do programa, que infelizmente só ouço quando o apanho de surpresa em dia de horário mais permissivo...
Aqui nasceu o Espaço que irá agitar as águas da Passividade Portuguesa...
Querida Cartas a Si,
Obrigada pelo elogio! LOLLL! Fico muito sensibilizada (mesmo!).
Eu ouvia mais a Antena 2, mas agora a maior parte dos programas de que eu gostava desapareceram...
Beijinhos!
Querida Ana Paula,
Gostei muito do livro, sim. A história conta uma versão de uma tentativa de matar Salazar, mas isso é quase um fait-divers, pois a história do assassino é que é impressionante. E se levamos com ligeireza uma parte da história (o autor consegue ser muito divertido), começamos, a determinada altura, a sentir o peso da violência, de diversos tipos de violência.
Muito interessante, a meu ver.
Um beijinho!
Querida Gi,
Compreendo... mas podes ouvi-lo na net.
:)
Beijinhos
Cara (caros) Ressaca,
Obrigada pela visita. Gostei de ver que voltou. Também fui visitar o seu espaço.
Um abraço
"O estranho horario de Domingo às 23 horas" não é na Segunda Feira ? Penso que deve ter sido um lapso.
O horario do programa é às segundas feiras ou ao Domingo ?
Obrigada, Anónimo. É às segundas.
:)
E agora também às 13h.
:)
Já corrigi.
Olá, Xantipa!
Voltei a passar por aqui e encontrei muitas novidades: textos dos "antigos", sempre tão actuais... e esta referência ao Joel Costa, de quem tb gosto muito e que... helas! - ouço tão poucas vezes!
Abraço amigo
Enviar um comentário