01 dezembro 2006

Comer em Roma

Gosto de cozinhar no Inverno. Deve ser porque o calor que sai do fogão (principalmente se acendo o forno) aquece a cozinha e deixa-a aconchegada. E gosto de experimentar receitas novas. Variar, sempre variar!
Trago aqui hoje um livro a que acho muita graça, sobre a alimentação em Roma.
O povo romano era essencialmente vegetariano. Frutos e legumos eram a base da alimentação. A proteína retiravam-na dos ovos e queijo. E, em vez de pão, comiam um bolo de farinha que parecia uma papa.
Com a conquista das cidades gregas do Magna Grécia, no Sul da Itália, no séc. III a.C., e a colonização da própria Grécia, no séc. II a.C., a sofisticação e o requinte chegam à mesa dos romanos. Padarias com pães e bolinhos, peixe fresco (viveiros) ou salgado, carne... e variadas técnicas de conservação dos alimentos.
Mais informações e receitas do que as que aqui apresentarei (e que provêm do De Re Coquinaria) podem ser recolhidas em O Livro de Cozinha de Apício - Um breviário do gosto imperial romano, publicado pela Colares Editora, em 1997, com introdução, tradução e notas de Inês de Ornellas e Castro.
Algumas receitas podem chocar nosso paladar, mas outras parecem bastante deliciosas.
Experimentem!

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá,
Estava a ler este post e lembrei-me que tb o Eça de Queiroz tem um livro de culinária onde faz referência à cozinha clássica: Cozinha Arqueológica, tb da Colares Editora

bjs
Ana PAula