12 outubro 2006

Citar poesia grega e latina

Aos meus amigos que se manifestaram contristados e solidários com o que seria o meu penar, imaginando o que devia passar por ter de ler livros enormes, como a Arte de Amar, aqui citada, devo sossegá-los:
Não, 701-702 não são as páginas mas os versos.
A edição da Cotovia até só tem 122 páginas, nas quais se incluem as notas e a introdução!
Tal como a filosofia grega tem uma forma própria de ser citada (variando de autor, sendo diferente entre Platão e Aristóteles), também a poesia antiga tem o seu modo próprio: cita-se, indicando, além do nome do autor e título, os versos. Quando a obra tem mais do que um livro (ou partes), também deve constar essa indicação. O número do verso encontra-se na parte lateral da folha
Assim, Arte de Amar, II, 701-702, significa que se está a citar os versos 701 e 702 do Livro II. Pode-se fazerfazer preceder os números de v. (verso) ou vv. (versos).
A indicação da página da edição portuguesa, (76, para os curiosos) ou de outra qualquer edição, serve para uma conversa informal, mas o passo não será situável nem citável.
A literatura grega tem mais de 2500 anos de tradição de estudo, no mundo inteiro. Estas «coisas» que podem parecer «picuinhices de ratos de biblioteca» são fundamentais para que qualquer estudioso se possa entender com outro e para que qualquer curioso possa encontrar «aquele verso tão bonito...»

Sem comentários: