15 outubro 2006

Fora de casa (2)

Vimos agora aqui junto de vós para dizer qualquer coisa em nosso abono. É que não há quem não diga o pior possível do sexo fraco: que somos a ruína completa da humanidade, as culpadas de tudo, das discórdias, das questões, de divergências terríveis, do sofrimento, da guerra.
Ora bem: se somos uma peste, porque é que vocês se casam connosco, se de facto somos mesmo uma peste? Porque é que nos proíbem de sair, de pôr o nariz de fora e em vez disso se empenham em guardar a peste com tanto cuidado?
Mal a pobre mulher sai, e vocês descobrem que ela está fora de portas, ficam completamente doidos; quando deviam mas era dar graças e esfregar as mãos de contentes por saberem que realmente a peste se tinha ido embora e já não a encontrarem lá dentro.
Se passamos a noite em casa de alguém, cansadas de uma festa, não há quem não venha rondar os leitos, à procura dessa peste. Se nos debruçamos à janela, lá andam vocês a tentar ver a peste; e, se, por vergonha, nos metemos para dentro, ainda mais desejosos ficam todos de verem a peste debruçar-se outra vez.
Aristófanes, As Mulheres que Celebram as Tesmofórias. Tradução de Maria de Fátima Sousa e Silva para as Edições 70.

4 comentários:

Nuno Adão disse...

E a culpa é realmente das mulheres, porque perpetuam a humanidade :)

Cumprimentos do deus Thoth

Orlando Braga disse...

Hummm...A julgar pela evolução da espécie, Aristófanes estará desactualizado,não tarda nada...

Anónimo disse...

Sabes Xantipa, aqui só para nós que ninguém nos ouve o texto está errado. Nós é que somos o sexo forte, na dor e no dar a vida. Eles são o sexo fraco, não se lhes pode é dizer, coitados.

SOBE E DESCE disse...

As mulheres Gregas, as Mulheres de Portugal enfim as mulheres de todo o mundo que se convençam que nada conseguirão porque os homens morrem de inveja e ciúme porque sabem muito bem o que elas valem, o poder que elas represantam. Basta dizer que é delas que eles dependem durante nove meses.
Isso inferioriza-os.
Uma mulher sabe governar uma casa, um País, sabe as leis que estão bem e as que estão mal, e eles odeiam isso.
Mas o que mais odeiam é que elas podem ter filhos sem a participação directa deles, mas eles não.
Onde é que eles estão durante nove meses das suas vidas?
Isto é de mais para a sua vaidade!...