01 novembro 2006

Alexandre, Aníbal, Minos e Cipião (take two)

(Alexandre III, o Grande - 356-323 a.C.)
Minos: Ele pronunciou em sua defesa um discurso não sem nobreza, como não seria de esperar de um líbio. Tu, Alexandre, que respondes às suas palavras?
Alexandre: Eu não precisava de dizer nada em resposta a este homem audacioso, ó Minos! Basta a fama para te esclarecer sobre o rei que eu fui e o salteador que ele foi.
Todavia, vê se fui pouco superior a ele, eu que, sendo ainda novo quando cheguei aos negócios de estado, e tendo entrado na posse de um poder em dificuldades, persegui os assassinos de meu pai e, depois de aterrar os gregos com a destruição de Tebas, fui por eles eleito.
(…)
E o que sucedeu depois disso, ó Minos, vós sabeis: quantos mortos vos enviei num só dia. O banqueiro, pelo menos, diz que o barco não foi então suficiente para eles, mas que construíram uma jangada e fizeram passar nela a maior parte para o outro lado. E esse foi um feito que eu pratiquei pessoalmente, correndo perigo não me recusando a ser ferido. (…) E favoreci os amigos e puni os inimigos.
E se os homens até me consideravam um deus, há que desculpá-los, perante a grandeza dos feitos, de que eles acreditassem também uma coisa tal coisa a meu respeito. Para terminar, eu morri, enquanto reinava, ao passo que este indivíduo, enquanto estava exilado (…).
Os meios com que dominou os Itálicos deixo de referi-los: não foram a inteligência nem a força, mas a maldade e a má-fé e os enganos, e nada de legal nem de franco. E já que insultou o meu gosto dos prazeres, a mim parece-me preferível esquecer o que ele fazia em Cápua no convívio com prostitutas, esse general admirável, enquanto perdia no gozo os momentos oportunos da guerra.
(…)
Tenho dito. E tu, ó Minos, faze o teu julgamento, porque de entre muita coisa basta o que acabo de dizer.

6 comentários:

Anónimo disse...

Alexandre outro grande general e também faccínora (no sentido dos assassinatos políticos)
Muito educado.
Vai ser difícil a Minos julgar.
Eu, quando estudante preferia Alexandre.

Anónimo disse...

Agora não falo do Sun Tzu!

( Amuado )

Xantipa disse...

Ohhhh!
Fale! Fale!
Quero ouvi-lo!
:)**

Anónimo disse...

Não falo, não falo e não falo!!

( Fazendo beicinho )

Anónimo disse...

Bem (sacando da garrafa), o que eu tinha dito era (metendo a mecha) que o Alexandre devia nos diálogos (procurando fósforos) dar uns gritinhos, porque sempre se disse que ele era assim para o rasgadão (procurando alvo...). E pronto, sem ressentimentos (atirando e pirando-me para uma distância segura)!

Xantipa disse...

Vê?? PIDE, aqui, só esta: PIDE (Pode ir. Deixe Escrito)
Foi só o tempo de escrever o nome a password (que o blogger já não se lembrava de mim...) e já está!
Quanto ao engenho explosivo, cá rebentou, enchendo os vários copos que estavam prontinhos para o bagaço que se espalhou!
;)