15 novembro 2006

A poesia de Gedeão no Solar

Falei ontem do momento tão agradável que o filho do poeta nos proporcionou, mas não falei da sessão de poesia dita por Paulo Moreira (foto ao lado) e Afonso Dias.

Muito bom! Dois excelentes... intérpretes, posso dizer. É a palavra que me vem à cabeça.

Paulo Moreira, com a sua formação teatral, conseguiu, sem os exageros muitas vezes comuns nestas situações (e que a palavra «intérpretes», por mim usada, poderia levar a pensar), passar-nos a força das palavras, o humor, a revolta, dos poemas menos conhecidos de Gedeão. E teve a humildade e a coragem de iniciar o serão passando uma gravação de uma poesia dita pelo próprio Gedeão. E como a dizia bem...

Afonso dias cantou acompanhado da sua guitarra e, claro, terminou com aquela que todos esperávamos e que com ele cantámos, a Pedra Filosofal.

Pelo meio disse vários poemas, pois também ele é um excelente diseur. E brevemente até irá sair um CD precisamente com poemas de Gedeão ditos por si. O Contador de Gaivotas, que estava ao meu lado, confidenciou-me que também ele entrava a dizer um poema... eu já tenho um outro, da mesma série (chama-se Selecta), intitulado Poetas da Lusofonia (deve haver na Fnac, que esteve presente a apoiar este evento) e quero ouvir este!

5 comentários:

Etienne disse...

Noite de farra, menina Xantipa!

Ateniense saída da casca...

;-) *

Anónimo disse...

De Afonso Dias, aconselho, para quem lida com crianças que aprendem as primeiras letras, ABECEDÁRIO A RIMAR - poemas de Glória Maria Marreiros.

Ivar C disse...

o mundo é mesmo pequenino... conheci o Paulo Moreira em Aveiro, há muitos anos...

Xantipa disse...

Sim? Que interessante! É uma pessoa que muito aprecio.
Eu vivi em Aveiro, durante um ano (fiz lá o 12º) há muuuuuuuuitos anos atrás...
:)

Anónimo disse...

Bem, eu cm só agora encontrei xte blog, ando atrasada nos coments. Mas não keria deixar de referir k já assisti a alguns "serões" com afonso dias na Biblio. de loulé e simplesmente adorei. O sr tem uma voz magnifica. Vou seguir o conselho da Teresa (acima) e comprar o livro k ela refere. O meu filhote tem 4 anos e gosta mt k lhe leia em voz alta. E esta é uma boa fora de juntar o útil ao agradável.

bjs
Ana Paula